Fale conosco!

Eletricista empreendedor individual é o destaque AEIFI da semana

CONTRIBUIÇÃO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS TEM NOVO VALOR
abril 2, 2019

Eletricista empreendedor individual é o destaque AEIFI da semana

O Empreendedor da Semana é João Batista  Salvia, residente em Foz do Iguaçu desde 1975, quando trabalhou na usina de Itaipu.  O profissional também prestou serviços em várias outras empresas, sempre na função de eletricista. Até chegou a abrir uma mercearia, mas não deu certo. Hoje com 57 anos, casado pai de duas filhas e um filho, conta que aprendeu a profissão aos 13 anos de idade com o pai, que era construtor de obras.

Em 1990, depois da aventura como comerciante, recomeçou a trabalhar como eletricista. Com qualificação em instalação predial, não lhe faltou trabalho. “Em 2006 comprei a minha casa própria. Graças ao meu trabalho”, conta. Há dois anos formalizou-se como empreendedor. Antes ele estava por conta própria sem nenhuma segurança. Não contribuía com o INSS para ter direito a aposentadoria.  “Era só eu e Deus. Agora é diferente. Sou um segurado do INSS, faço nota fiscal dos serviços. Isso me ajudou. Consegui muitos clientes, como os condomínios, por exemplo, onde tenho contrato de manutenção”.

Assim como Salvia, que seguiu os passos do pai, o filho dele deu mais um passo a frente. Está cursando a faculdade de engenharia elétrica e já esta aprendendo a prática com o pai.                                                                       “Sem o apoio da associação eu ficava meio perdido. Agora lá na AEIFI eu encontro a orientação que preciso. É muito importante esse trabalho”, enfatizou. O empreendedor diz que gosta muito do que faz. “Desde que comecei ainda garoto, sempre tive muito apego pela profissão que meu pai me ensinou”.

O trabalhador recomenda a formalização pelo sistema de empreendedor Individual. “Vale a pena ser empreendedor. Pode ir sem medo. Para quem é um bom profissional sempre tem trabalho. A cidade oferece muitas oportunidades, a mão de obra especializada tem muito procura”, revela.

Semana Global

A Associação dos Empreendedores Individuais de Foz do Iguaçu vai atender na tarde da segunda-feira (18) os empreendedores formais ou informais para prestar orientação nas áreas de formalização, seguridade social, finanças, marketing e nota fiscal eletrônica.  Ederaldo Magalhães consultor de expansão da AEIFI ressaltou que o empreendedor precisa estar atento a necessidade de emissão da nota fiscal de prestação de serviços ou comércio. “A lei dispensa o empreendedor individual de emitir nota fiscal para pessoa física, entretanto ele é obrigado a emitir a nota para pessoa jurídica”. A Semana Global do Empreendedor é organizada pelo Instituto Empreender Endeavor e vai realizar atividades em todo Brasil para despertar e fortalecer o espírito empreendedor. A AEIFI é parceira nessa ação. Para participar da semana global basta inscrever-se pelo site www.semanaglobal.org.br e agendar horário.

Os comentários estão encerrados.